Publicado por Almir em Resenhas

O Místério da Casa Verde, do escritor Moacyr Scliar - resumo do livro

o-misterio-da-casa-verde-106-800x568.jpg
Divulgação


"O Místério da Casa Verde", do escritor Moacyr Scliar, é um spin-off do conto clássico "O Alienista" de 1882, do escritor Machado de Assis, um dos maiores, ou o maior escritor da nossa literatura brasileira.

Assim como a história original, a trama se passa na cidade de Itaguaí, no Rio de Janeiro, e gira em torno da Casa Verde, uma espécie de hospital psiquiátrico, que depois passaria a ser conhecido como hospício. Na época de Machado, não se tinha conhecimento sobre deficiências mentais, como se tem hoje, então muitas situações envolvendo doenças psiquicas eram tratadas de maneira inadequada.

Na história de Moacyr Scliar, quatro jovens (Arturzinho, Leo, Pedro Bola e André Catavento), precisam de um lugar para se reunirem e decidem montar um clube. Arturzinho, o líder do grupo, tem a ideia de utilizar a Casa Verde, que está abandonada e com suas portas e janelas lacradas há muito tempo.

Em uma noite, eles invadem a casa, e ao entrarem, se deparam com um grande mistério. Agora, além de ter que resolver o mistério, precisam lidar com todos os problemas que irá envolver todos o povo de Itaguaí.

Em O Alienista, utilizando os limites entre a razão e a loucura, Machado de Assis retrata a sociedade brasileira do século XIX. O protagonista da história é Simão Bacamarte, um médico que decide estudar a mente humana e para isso constroí a Casa Verde, um hospício em Itaguaí, sua cidade natal. Sua idéia de identificar e curar os loucos da cidade, leva-o a situações cada vez mais absurdas, chegando ao ponto dele classificartoda a população da cidade como louco. Machado também faz uma poderosa crítica social, retratando o poder e a classe política da época.

 

Você pode clicar na imagem abaixo para comprar O Mistério da Casa Verde

O Místério da Casa Verde


Tags: machado-de-assis, moacyr-scliar


Posts relacionados

Resenhas, por Lucas Matiara

Resenha de "A Biblioteca da Meia-Noite": uma reflexão sobre arrependimentos

"A Biblioteca da Meia-Noite": uma história sobre escolhas, arrependimentos e recomeços

Deixe seu Comentário:

=